quarta-feira, 2 de junho de 2010


Novos métodos contraceptivos

Confira quais são e como funcionam os mais novos métodos contraceptivos.

Injeções anticoncepcionais

Existem três tipos de anticoncepcionais injetáveis: o Uno-Ciclo e Perlutan, Mesigyna e Cyclofemina, e Depo-Provera 150 ou Tricilon. Todos são aplicados através de uma agulha na região glútea.

Uno-Ciclo, Perlutan, Mesigyna e Cyclofemin são aplicados mensalmente e seus efeitos são similares aos das pílulas normais. Já o Depo-Provera 150 e o Tricilon têm a vantagem de serem aplicados a cada 03 meses, mas a desvantagem de provocar ausência de menstruação e a fertilidade demorar um pouco para voltar.

As principais indicações das injeções são para as mulheres que esquecem a pílula e as que não podem tomar a pílula via oral. Também é indicado para a mulher que precisam esconder que usa anticoncepcional, já que com a injeção não é preciso guardar as tradicionais cartelas de pílula.

Somente o médico pode receitar injeções anticoncepcionais. A aplicação pode ser feita em farmácias.


Implante Implanon

Uma pequena cápsula do implante Implanon é inserida sob a pele através de um aplicador descartável. Sua validade é de 03 anos, os quais a mulher não menstrua (ou tem pequenos sangramentos), pois o Implanon funciona como um inibidor de ovulação. Porém, o implante pode ser retirado quando a mulher desejar engravidar.


Endoceptivo Mirena

Trata-se de D.I.U. (dispositivo intra-uterino, o que significa que ele é colocado dentro do útero) ativado pôr um hormônio chamado Levonorgestrel que vai sendo liberado lentamente dentro do útero e, absorvido pelo corpo, faz com que, muitas vezes, aja bloqueio da menstruação. Tem algumas indicações (endomentriose, pessoas que "odeiam menstruar, etc..) e algumas restrições, como infecção entre outras. Assim como o tradicional D.I.U de cobre, o Mirena deve ser colocado por um médico habilitado. Sua duração é de aproximadamente 05 anos e a mulher ou não terá menstruação, ou terá menstruações menores, já que o Mirena também é um inibidor de ovulação.


Anel vaginal anticoncepcional Nuvaring

O anel vaginal anticoncepcional Nuvaring contém etonogestrel e etinilestradiol e é colocado na vagina no 5º dia da menstruação, permanecendo neste local durante três semanas. Sua maior vantagem é que a mulher não precisará tomar a pílula todo dia e nem esquecerá. Outra vantagem é que os hormônios serão absorvidos diretamente pela circulação evitando alguns efeitos colaterais desagradáveis da pílula oral.

Leia mais no iGirl

É um método conveniente, pois só precisa ser aplicado uma vez ao mês. Você mesma coloca e retira o anel, conferindo controle sobre o método contraceptivo. É um método discreto, ninguém precisa saber que você está usando. Tão eficaz quanto as pílulas combinadas mais modernas e com doses mais baixas de hormônios. Não causa desconforto, pois é um pequeno anel flexível de superfície lisa, não porosa e não absorvente, que é inserido na parte superior da vagina, uma região bastante elástica e não sensível ao toque. Não interfere na relação sexual, a maioria das usuárias e de seus parceiros não sente o anel durante a relação sexual.


Adesivo anticoncepcional Evra

O Evra é um adesivo anticoncepcional que deve ser colado na pele permanecendo nesta posição durante uma semana. A maior vantagem é que a mulher não precisará tomar a pílula todo dia e nem esquecerá. Outra vantagem é que os hormônios serão absorvidos diretamente pela circulação evitando alguns efeitos colaterais desagradáveis da pílula oral.


Pílulas ultra-light Mirelle, Minesse e Yasmin
O funcionamento das ultra-ligths Mirelle, Minesse e Yasmin é igual ao das pílulas tradicionais, isto é, a mulher ingere diariamente um comprimido e non intervalo entre uma cartela e outra, a menstruação desce. Porém, no caso das pílulas ultra-lihts, graças a pouca quantidade de hormônio na composição, os efeitos colaterais são mais amenos, ou praticamente inexistem.

Pílula Anticoncepcional Cerazette e Gestinol

Ambas são pílulas de uso contínuo que contêm apenas progesterona, mas por não possuir o hormônio estrogênio, a Cerazette não causa a maioria dos efeitos colaterias de outras pílulas.


OBS: a maioria dos anticoncepcionais pode ser obtida gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde ligadas ao Sistema Único de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário